As Sefaz estaduais (Secretarias da Fazenda) de todos os estado do país vão parar de atualizar o sistema que emite Notas Fiscais Eletrônicas a partir de 2017. Desde 18 de abril de 2016, aqueles que acessam o site da Sefaz para baixar o software (que era gratuito) já encontram um alerta na página inicial. Isso significa que é hora de procurar por alternativas, e é por isso que criamos este post, com o propósito de te ajudar a continuar emitindo suas Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos.

De acordo com nota da Sefaz, a decisão foi feita com base no fato de que muitas empresas já têm adotado outros tipos de sistemas para a emissão de suas notas eletrônicas, muitos deles online ou mesmo programas, que são instalados nos computadores.

O aplicativo gratuito vinha sendo oferecido desde 2006, e foi criado para apoiar a migração para o padrão eletrônico das notas. O programa da Sefaz era pouco recomendado para empresas que tem um grande número de notas, pois exige a redigitação de cada campo, nota por nota, em um trabalho que pode ser exaustivo e fazer com que os empresários percam muito tempo. Além disso, sempre houve restrições de horário e indisponibilidade técnicas que aconteciam eventualmente para a transmissão e validação das notas.

Cerca de 92,2% do volume das NF-es são tiradas através de softwares próprios que as empresas utilizam. No caso dos CT-es, o montante é ainda maior: chega a 96,3%. Com as novas regras, o download não será mais permitido a partir de 1º de janeiro de 2017.

A recomendação da Sefaz é que as empresas que utilizam o aplicativo deve procurar alternativas no momento de gerar suas notas. O programa continuará funcionando para quem já possui a ferramenta instalada, mas caso sejam feitas mudanças das regras de validação das NF-es e dos CT-es, o uso fica comprometido.

Emissor alternativo

Existem algumas alternativas para micro e pequenas empresas no momento de emitir suas notas. O contador é sempre uma referência para assunto do tipo, portanto vale muito a pena consultá-lo a respeito dessa decisão. Independentemente da alternativa utiliza, os passos para emitir as notas são semelhantes:

  1. Certificação digital:

O primeiro passo para emitir a nota eletrônica é possuir um certificado digital, uma vez que ele assegura a validade jurídica ao documento, pois permite a confirmação de que o mesmo é autêntico. Há diversos órgãos que são autorizados a emitir a certificação digital, basta que você entre em contato com o órgão responsável pelo comércio em sua cidade.

  1. Credenciamento no Sefaz:

Mesmo utilizando um sistema que seja próprio ou contratado, é necessário que você se credencia junto à secretaria da fazendo para emitir as Notas Fiscais Eletrônicas. Cada estado tem um procedimento diferente, mas normalmente é um cadastro simples.

  1. Escolhendo o emissor de NF-e:

Você pode adotar opções diferentes, uma vez que existem softwares que podem ser baixados em seu computador para emitir notas. Outra opção, ainda, é usar serviços que rodam na nuvem e portanto podem ser acessados online a qualquer hora em um dispositivo que esteja conectado com a internet. O volume é um fator a se considerar, pois empresas que tiram um volume grande de notas têm mais motivos para adotar um emissor que seja integrado a um sistema de faturamento ou sistema de gestão, por exemplo.

  1. Gere as notas de acordo com sua necessidade:

Com um certificado digital adequado, credenciamento realizado junto à Sefaz e emissor de NF-e já escolhido, sua empresa já estará pronta para faturar. Vale a pena realizar testes para homologar sua notas, mas é um processo simples para que o seu negócio funcione normalmente.  

NF-e e CT-e

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento usado como referência para faturamento e cobrança de impostos, por isso é fiscal. Ela veio para substituir modelos físicos usados anteriormente. Uma NF-e existe apenas de maneira digital, sendo um arquivo de extensão .XML, que é feito para ser lido por computadores. Para uma representação visual disso, existe o Danfe, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

A Safetech Informática é uma solução bastante completa para emitir NF-es e CT-es. Por um valor acessível você pode ter um sistema eficiente e de fácil acesso, além de treinamento e suporte. Se preferir, ligue (51) 3529-3869.

A Breyer e Haag espera que você tenha gostado desse conteúdo. Você pode entrar em contato com nosso escritório através do (51) 3529-1663 ou do email contato@breyerehaag.com.br!

Leia também: Notas Fiscais com emissão gratuita vão somente até janeiro de 2017

3 Comments

  1. Adam

    Secretaria Municipal da Fazenda Prefeitura de S

  2. Joseph

    Eu tenho um jrxml (Jasper/iReport) da DANFe , que modifiquei de um outro projeto, por

  3. Gina

    Site para consulta, imprimir, gerar, baixar WEB DANFE, DANFE ONLINE , DANFE VIEW e o XML da NFe, do portal da nota fiscal eletr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>