Que a crise no Brasil está afetando a economia e os empreendedores não é novidade nenhuma. A inflação tem aumentado cada vez mais, o dólar está com valores absurdamente altos, há um grande índice de desemprego, recessão, e as linhas de crédito estão muito restritas. O futuro, nesse momento, é uma incógnita.

Mas será que a crise afeta a todos os mercados? Primeiramente, para entender as dimensões da crise, é necessário entender como funciona o seu mercado, seu ramo de atuação. É provável que as grandes empresas estejam sendo mais impactadas que aquelas de porte pequeno e médio. A dica é esquecer estes grandes competidores e focar nos menores, o que pode ser tornar uma boa estratégia para garantir suas receitas. Caso o seu tipo de negócio atenda pessoas de ramos bem distintos entre si, então vale a pena analisar qual (ou quais) trazem melhor retorno, bem como uma melhor relação entre custo/receita. Inclusive, incrementar ações nessa área pode ajudar a compensar a diminuição de clientes em mercados que foram duramente atingidos pela crise.

Em tempos incertos é comum que as empresas foquem em investir em soluções que trazem redução de custos e aumento da eficiência. Para o mercado B2B (business to business, ou seja, empresas que vendem/fornecem a outras empresas), startups que possuem solução para a terceirização de serviços podem aproveitar o momento para ganhar uma boa visibilidade no mercado.

A crise pode sim, ser sinônimo de fazer economia e cortes de gastos, mas obviamente há de se ter atenção com isso. Aquilo que você não consegue medir o retorno deve ser cortado. Eis um momento para rever seus orçamentos e custos/despesas do seu negócio.

Uma das primeiras áreas a sofrer com o corte é, geralmente, a área de marketing. É importante ressaltar, no entanto, que você não deve eliminar por completo os gastos com marketing, uma vez que é isso que torna o seu negócio conhecido, pois é o que divulga o seu empreendimento. Mantenha seus investimentos em campanhas de marketing onde você pode medir o retorno. Se suas redes sociais estão dando mais retorno que aquele outdoor, invista em suas redes sociais.

Além disso, há a questão do corte de gastos através da redução de seu quadro de colaboradores. Da mesma forma que acontece com os orçamentos, o dimensionamento de sua equipe deve ser revisado. Funções que não apresentam retorno claro podem ser repensadas. Em contrapartida, invista nos bons funcionários, afinal, são eles que vão te fazer passar pela crise.

Mas nem tudo é ruim dentro de uma crise. Ela serve para testar duas competências essenciais a todos os empreendedores, a capacidade de inovar e de aceitar as mudanças. Quem aprende com seus fracassos tem maior chance de sair de um momento como esse consolidado, ganhando o mercado de seus concorrentes. A inovação, aqui, pode ser um diferencial competitivo. Seja a inovação para a diminuição de custos ou aumento da eficiência e das receitas. Inovar em meios como o digital, por exemplo, pode ser uma alternativa para o empreendedor, já que ele requer baixo investimento e apresenta grandes possibilidades de fazer o seu negócio crescer.

Esperamos que esse texto tenha sido útil pra você.

Precisando de serviços contábeis? A Breyer & Haag pode ajudar. Ligue (51) 3529-1663 e fale com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>